
Em 7 de agosto, foi divulgada a lista dos indicados à Bola de Ouro 2025, principal premiação individual do futebol mundial, da revista France Football. Ao todo, o Brasil conta com oito brasileiros entre as indicações da revista. Além da Bola de Ouro, o Brasil aparece com representantes na categoria Melhor Goleiro e Clube do Ano.
Bola de Ouro
Concorrendo à Bola de Ouro masculino, os brasileiros Vini Jr. (Real Madrid) e Raphinha (Barcelona) estão entre os 30 indicados, que se destacaram entre 1º de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025 — período que inclui competições como a Champions League, Copa América, Eurocopa e o novo Mundial de Clubes.
Já entre as mulheres, o Brasil também marca presença com Amanda Gutierres (Palmeiras) e a veterana Marta (Orlando Pride), indicadas à categoria principal. As duas são companheiras de seleção e conquistaram pela nona vez o título da Copa Américano, dia 22 de julho.
Leia mais 👉 Brasil ganha a desprestigiada Copa América feminina
Outras indicações
Além disso, Alisson Becker (Liverpool), campeão da Premiere League, foi indicado ao Troféu Yashin, como melhor goleiro da temporada. Outra surpresa brasileira foi a indicação do time do Botafogo ao prêmio de Melhor Clube do Ano, concorrendo contra Barcelona, Chealsea, Liverpool e PSG. Por fim, ainda dentre as premiações da revista, o jovem Estêvão (Chelsea) está entre os finalistas ao Troféu Kapa, dado ao melhor jogador sub-21.
Quem levará o prêmio?
A edição deste ano se desteca por não ter favoritos ao prêmio, a disputa será acirrada. Os vencedores e vencedoras serã escolhidos por um colégio eleitoral composto por jornalistas de 100 países ranqueados pela FIFA.
No caso dos atacantes, o ganhador levará a famosa estatueta de Bola de Ouro para casa, que, apesar do nome, não é feito de ouro e custa cerca de três mil euros (aproximadamente 18,5 mil reais). Mas , em valores, estima-se que o prêmio possa chegar a até 500 mil euros (cerca de 3 milhões de reais).
A cerimônia da Bola de Ouro 2025 está marcada para acontecer no dia 22 de setembro, no Teatro du Châtelet, em Paris (França).