
Nesta semana, Mark Zuckerberg, presidente da Meta, anunciou que investirá bilhões de dólares na criação de uma superinteligência artificial (IA). A equipe responsável pelo projeto envolve a participação do brasileiro Rafael Valle, que, apesar de ter formação como maestro, integra o time da Meta, dona do Facebook e do Instagram, focado em desenvolver uma IA com voz mais fiel, rápida e humana.
O laboratório dedicado à pesquisa se chama Meta Superintelligence Labs (Laboratório de Superinteligência da Meta, em tradução livre). O objetivo é reunir especialistas para construir uma IA capaz de superar a mente humana, mas sem perder características essenciais como fala natural, agilidade de resposta e capacidade de interconexão.
Valle se formou em música e foi impactado, nos anos 2000, por um livro sobre IA. Ainda durante a graduação, ele desenvolveu um projeto para identificar vozes clonadas usadas em golpes. Hoje, o brasileiro colabora no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de replicar a voz de uma pessoa, incluindo timbre, tom e ritmo, a partir de apenas três segundos de áudio.
O time será liderado por Alexandr Wang, ex-CEO da Scale AI, e por Nat Friedman, ex-GitHub, e terá capital da Meta disponível para montar uma equipe de engenheiros e especialistas. Segundo o brasileiro, o projeto busca produzir pesquisas de longo prazo, a fim de alcançar a superinteligência, e também produtos voltados ao grande público.
Fonte: Folha de S.Paulo.