Foto: Getty Images
No ano de 2024, a Série A do Brasileirão movimentou, com a transferência de jogadores, 3,2 bilhões de reais, segundo a agência Sports Value. Com isso, o campeonato ficou em quinto lugar entre as ligas de futebol que mais movimentaram receitas com vendas de atletas no mundo, atrás da Premier League (Inglaterra), Ligue 1 (França), Liga Portugal e La Liga (Espanha).
Os times brasileiros que mais contribuíram com a colocação:
Palmeiras – 410 milhões de reais
Corinthians – 318 milhões de reais
Athletico-PR – 264 milhões de reais
Santos – 194 milhões de reais
Flamengo – 102 milhões de reais
São Paulo – 86 milhões de reais
O levantamento traz informações sobre campeonatos de outros esportes e de diferentes tipos de receitas, como marketing, direitos de transmissão e receitas em dias de jogos, como venda de camarotes, alimentação e lojas em estádios.
No quesito direitos de transmissão, o Brasileirão teve outra boa posição: a Série A arrecadou 3,24 bilhões de reais, ficando na 10ª posição no ranking global, atrás de ligas como a National Football League (NFL), que arrecadou 64,8 bilhões, National Basketball Association (NBA) com 23,7 bilhões de reais e a Premier League, que arrecadou 22,6 bilhões de reais.
Já o marketing foi o pior desempenho do campeonato brasileiro: 14º lugar , com 1,6 bilhão de reais. A Série A ficou atrás de ligas como a NFL (13,5 bilhões de reais), a Premier League (12,9 bilhões de reais) e a Major League of Baseball , campeonato norte-americano de baseball (9,7 bilhões de reais).
Leia mais 👉 Palmeiras é destaque global na venda de jogadores
Fonte: Folha de S.Paulo.


