Foto: Getty Images
No ano de 2024, a Série A do Brasileirão movimentou, com a transferência de jogadores, 3,2 bilhões de reais, segundo a agência Sports Value. Com isso, o campeonato ficou em quinto lugar entre as ligas de futebol que mais movimentaram receitas com vendas de atletas no mundo, atrás da Premier League (Inglaterra), Ligue 1 (França), Liga Portugal e LaLiga (Espanha).
Os times brasileiros que mais contribuíram com a colocação:
Palmeiras – 410 milhões de reais
Corinthians – 318 milhões de reais
Athletico-PR – 264 milhões de reais
Santos – 194 milhões de reais
Flamengo – 102 milhões de reais
São Paulo – 86 milhões de reais
O levantamento traz informações sobre campeonatos de outros esportes e de diferentes tipos de receita, como marketing, direitos de transmissão e arrecadações em dias de jogos, como venda de camarotes, alimentação e lojas em estádios.
No quesito direitos de transmissão, o Brasileirão teve outra boa posição: a Série A arrecadou 3,24 bilhões de reais, ficando na décima posição no ranking global, atrás de ligas como National Football League (NFL), que arrecadou 64,8 bilhões, National Basketball Association (NBA), com 23,7 bilhões de reais, e a Premier League, que alcançou 22,6 bilhões de reais.
Já o marketing foi o pior desempenho do campeonato brasileiro: 14º lugar, com 1,6 bilhão de reais. A Série A ficou atrás de ligas como NFL (13,5 bilhões de reais), Premier League (12,9 bilhões de reais) e Major League of Baseball, campeonato norte-americano de baseball (9,7 bilhões de reais).
Leia mais 👉 Palmeiras é destaque global na venda de jogadores
Fonte: Folha de S.Paulo.


