13 mins

As TOP 10 notícias do mundo publicadas no TINO em 2023

Confira os assuntos mais curiosos publicados nas edições de 2023 do TINO Econômico
28 de dezembro de 2023 em Internacional
Foto: Getty Images

Páginas 6 e 7, mapa-múndi completo e uma série de notícias curiosas sobre diversas partes do mundo: esta é a seção “Geo”, presente em todas as edições impressas do jornal TINO Econômico.

Uma das favoritas dos leitores, a seção traz notas curiosas sobre fatos dos mais variados países. Confira abaixo uma retrospectiva organizada pelas jornalistas do TINO.

Brasil – Entre conteúdos, publis e dancinhas

O Brasil é o segundo país com o maior número de influenciadores digitais no mundo, segundo pesquisa realizada pela consultoria Nielsen em 2022. São cerca de 10,5 milhões de influencers só no Instagram, na maioria mulheres com idade entre 18 e 34 anos. A quantidade de profissionais das redes é 20 vezes maior do que a de médicos brasileiros, de acordo com o Conselho Federal de Medicina, e oito vezes maior do que o número de advogados, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil.

Fonte: Extra.

Estados Unidos – Cachorro, o novo passarinho azul

No dia 3 de abril, Elon Musk, o novo dono do Twitter, alterou o tradicional símbolo da rede social. O antigo passarinho azul deu lugar ao cão Doge, marca registrada da criptomoeda Dogecoin. A mudança na rede social impactou diretamente a moeda, que subiu cerca de 30%. Atualmente, Musk responde a um processo judicial no qual é acusado de estimular a valorização da Dogecoin e depois manipular a queda, gerando prejuízo a quem investiu.

Fonte: Valor Econômico.

Coreia do Sul – Mave: made in inteligência artificial

A banda feminina de k-pop Mave: alcançou 20 milhões de visualizações de seu clipe e 1,5 milhão de ouvintes mensais no Spotify. Esta seria apenas mais uma notícia do mundo do entretenimento, não fosse o fato de que as integrantes são avatares. Criadas por Inteligência Artificial (IA), com a ajuda de tecnologia 3D e síntese de voz, Siu:, Zena:, Tyra: e Marty: apresentam as músicas e até dançam para os fãs.

Fonte: O Globo.

África do Sul – Hotel diferentão

Em junho, será inaugurado o maior hotel feito de cânhamo do mundo, na Cidade do Cabo. Os 54 quartos, distribuídos em 12 andares, foram construídos com concreto, cimento e tijolos de cânhamo, planta que tem propriedades isolantes, é resistente ao fogo e mais ecológica. Com isso, seu uso é cada vez mais comum nas construções pelo mundo.

Fonte: Africa News.

Nova Zelândia – Se tem galinha, tem ovo

Grandes consumidores de ovos, os moradores da Nova Zelândia buscaram maneiras de repor os estoques após a gripe aviária dizimar galinhas, a guerra na Ucrânia elevar o preço da ração e o país mudar suas regulamentações agrícolas, gerando uma crise na produção. Os neozelandeses decidiram criar galinhas em casa para que não falte ovo.

Fonte: CNN.

Itália – Attenzione, pickpocket!

Um alerta ganhou destaque na voz de Monica Poli, moradora de Veneza, na Itália, e integrante do Cittadini Non Distratti (cidadãos não distraídos, em tradução livre). O grupo anda pela cidade e denuncia possíveis ladrões de carteira de turistas. Os vídeos viralizaram por todo o mundo.

Fonte: Estadão.

Índia – Vida que segue

Um grupo de catadoras de lixo tentou a sorte na loteria da Índia. Após uma vaquinha para conseguir as 250 rúpias (cerca de 14,8 reais) para comprar o bilhete, elas faturaram o prêmio de 100 milhões de rúpias (5,9 milhões de reais). Com a quantia na conta, as 11 colegas voltaram ao trabalho normalmente.

Fonte: G1.

Áustria – O preço de uma tatuagem

Quem não quer um ano de passagens gratuitas no transporte público? O governo da Áustria ofereceu essa possibilidade para os cidadãos que tatuassem desenhos relacionados ao KlimaTicket, o cartão ferroviário do país. Quem topou economizou 1.095 euros (5,8 mil reais) anuais.

Fonte: Estadão.

Japão – Elétrico e voador

Parece o futuro, mas um carro voador elétrico foi apresentado pela montadora Subaru no Salão do Automóvel de Tóquio, em outubro. O Air Mobility contém leds que fazem o papel de faróis e trens de pouso no lugar das rodas. O veículo ainda está em fase de testes, portanto não há detalhes sobre a capacidade de passageiros do carro e do início das vendas.

Fonte: Folha de S.Paulo.

Antígua e Barbuda – Que virada

A pequena ilha Redonda, no país caribenho Antígua e Barbuda, vive uma explosão de biodiversidade e se tornou lar de espécies ameaçadas de extinção. Mas nem sempre foi assim. Em 2016, a ONG Environmental Awareness Group iniciou o processo de recuperação da ilha, que estava tomada por ratos-pretos e cabras, que devastavam a vegetação.

Fonte: G1.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!