17 mins

Aos 60 anos da protagonista, Turma da Mônica se reinventa para manter o sucesso

A história, que começou em quadrinhos, já foi parar nas telonas, nos parques, nos brinquedos e até nos resorts
3 de março de 2023 em Nacional
Foto: reprodução

Mônica, líder da Turma da Mônica, comemora 60 anos hoje. A personagem cativou e cresceu com os leitores e precisou se reinventar para conquistar as novas gerações e expandir seu alcance para além das páginas de gibis.

No dia 3 de março de 1963, a personagem, criada pelo cartunista e escritor Mauricio de Sousa em homenagem à segunda filha, que tem o mesmo nome, ganhou vida em uma tirinha no jornal pela primeira vez.

Primeira aparição da Mônica em quadrinhos. Foto: Acervo Folha

Já com uma das principais características que marcaria sua história, ela surgiu segurando o Sansão, um coelho azul, e logo o arremessou em direção ao Cebolinha, que, como de costume, provocava a garota enquanto desbravava o bairro do Limoeiro.

Ali começou uma história de sucesso, que se adaptou às mudanças de gerações e costumes de uma legião de fãs espalhadas por mais de 40 países. Em entrevista à “Folhinha”, da Folha de S.Paulo, Mauricio de Sousa conta que a protagonista tinha traços mais caricatos no início e hoje se apresenta mais arredondada, para facilitar as animações virtuais. Outra mudança importante é que agora ela já não joga o coelho em ninguém – nem mesmo no Cebolinha, que também não a ofende mais, porque não é um bom exemplo para as crianças.

“Hoje temos o politicamente correto, que nos diz que é uma ofensa o que antes passava batido. Estamos atentos a isso, e por essa razão nas historinhas da turminha clássica a Mônica apenas roda o coelhinho, mas não aparece batendo nos meninos.”, confirma ele, atribuindo tanto anos de sucesso a esse olhar de transformação e adaptação das histórias.

Dos quadrinhos para os mais diversos formatos

Gibis “raiz”

A primeira revista em quadrinhos da turma da Mônica foi lançada em 1970, até então as histórias apareciam apenas em jornais. O formato deu tão certo que hoje já são mais de 1,2 bilhão de revistas produzidas, representando cerca de 80% das vendas de histórias em quadrinhos no Brasil, segundo divulgado pela Mauricio de Sousa Produções, no fim de 2021.

Estilo mangá: Turma da Mônica Jovem

Em 2008, a Mônica e seus amigos inovaram e se apresentaram para o grande público mais maduros, com novo estilo e personalidade, em uma versão adolescente. Para mudar também a dinâmica de leitura, as histórias e os desenhos seguiram o estilo mangá japonês. As novas histórias dessa turma também caíram no gosto dos leitores. Em 2011, a edição 34, que traz o beijo entre a Mônica e o Cebolinha foi o gibi mais vendido do ano, com mais de 500 mil cópias no Brasil, segundo o jornal Extra.

Para a turma seguir crescendo com os fãs, Mauricio contou em entrevista que uma versão dos personagens adultos está sendo estudada e pode ser lançada.

Parque da Mônica

O Parque da Mônica foi inaugurado em São Paulo, em 1993, no Shopping Eldorado. Durante 17 anos, o espaço recebeu mais de 9 milhões de pessoas, que mergulharam nas atrações do universo idealizado por Mauricio de Sousa. Em 2010, a atração fechou as portas com a promessa de que voltaria em outro espaço.

Reinaugurado em 2015, o novo Parque da Mônica é o maior parque coberto da América Latina, com mais de 12 mil m². Agora localizado no Shopping SP Market, zona sul de São Paulo, o local traz atrações inéditas com uma infraestrutura completa e inclusiva para pais e filhos. Em último levantamento divulgado pelo parque, em 2021, durante os seis anos de funcionamento, o espaço recebeu mais de 2 milhões de visitantes.

Cinema: Turma da Mônica live-action

Em 2019, a turma saiu das páginas do gibi e invadiu as telonas de cinema, com sucesso de público. O primeiro filme lançado foi Turma da Mônica: Laços, que acumulou R$ 22 milhões em bilheteria, segundo a empresa de análises Comscore.

Lançado no fim de 2021, o segundo filme, Turma da Monica: Lições, repetiu o sucesso. A produção conquistou o título de filme nacional mais visto do ano, levando cerca de 761 mil fãs aos cinemas, segundo o portal Filme B e O Globo.  

Streaming: Turma da Mônica – a série

Após conquistar as telonas, o mesmo elenco dos filmes chegou às plataformas de streaming com a primeira temporada da série da Turma da Mônica, em 2022. Ao longo dos oito episódios, a protagonista e seus amigos precisam se unir para desvendar os mistérios após um problema na festa de aniversário de uma amiga.

Vila da Mônica em Gramado

Em 12 de outubro de 2022, não por acaso Dia das Crianças, a Mauricio de Sousa Produções inaugurou uma novidade para divertir os pequenos: a Vila da Mônica Gramado, no Rio Grande do Sul.

O espaço tem mais de 20 atrações em um espaço de 25 mil m², que reúne brinquedos e apresentações para que adultos e crianças entrem na história dessa turma.

A novidade foi divulgada em 2019, assim como o início da construção, que recebeu mais de R$ 75 milhões em investimentos e gerou cerca de 200 empregos diretos entre o período de obras e o funcionamento do lugar. A expectativa é de que o retorno seja rápido e, em 2023, o espaço fature R$ 60 milhões, segundo o Jornal do Comércio (local).

E muito mais…

Ao longo dos anos, outras variações e produtos da marca Turma da Mônica foram lançados. Há pelúcias, bonecos, produtos de papelaria, jogos de celular, aplicativos, animação em 3D, versão TikTok da Turma da Mônica Toy, áreas temáticas em resorts e parques aquáticos e uma série de outros projetos. Tudo para colocar a marca onde os fãs – das mais variadas idades – estão. O resultado é um faturamento que só cresce ao longo dos últimos 60 anos.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!