Crédito de imagem: Lars Penning/Getty Images As ações da Pop Mart, empresa chinesa dona dos bonecos Labubu, caíram cerca de 9% na bolsa de Hong Kong. Desde o auge, em 26 de agosto, as perdas já somam quase 13 bilhões de dólares em valor de mercado (aproximadamente 70 bilhões de reais).
Os bonecos conquistaram fãs pelo mundo com sua aparência “fofa e estranha”, mas agora levantam a dúvida: será que a febre que impulsionou o sucesso da marca está chegando ao fim?
Só no primeiro semestre do ano, a Pop Mart viu o faturamento crescer em mais de 200%, em relação ao mesmo período de 2024. A empresa se tornou um dos maiores fenômenos no setor de brinquedos de 2025, aumentando os lucros em 400%, e as ações da companhia acumulam alta de 213% no ano. Porém os sinais recentes de queda mostram que o mercado começa a desconfiar da longevidade desse hype.
Especialistas ouvidos pela CNN Brasil e pela Folha de S.Paulo indicam que o problema é que grande parte da receita da Pop Mart vem exclusivamente das vendas de Labubu, tornando o negócio vulnerável e aumentando a dificuldade da empresa de manter a alta evolutiva. Para Carlos Honorato, professor da FIA Business School, a companhia enfrenta o desafio de “sustentar o crescimento no longo prazo”, uma vez que depende de um único produto.
Para 2025, a empresa aposta no lançamento de animações e uma nova linha de brinquedos. Analistas, no entanto, avaliam que ainda é cedo para saber se essas medidas serão suficientes diante da imprevisibilidade do mercado. O caso da Pop Mart serve de exemplo de como febres de consumo impulsionadas pelas redes sociais podem se transformar em sucesso meteórico, mesmo que nem sempre sustentável.
Fontes: G1, CNN Brasil, Exame e Folha de S.Paulo.


