A porta de entrada para começar a investir

O Tesouro Direto é uma plataforma de investimento mais rentável do que a poupança e oferece um risco considerado baixo. Saiba como usufruir dessa vantagem
5 de setembro de 2023 em Edições Impressas, Mercado
Fonte: Getty Images

O que acontece com o dinheiro se for guardado em um cofre dentro de casa? Aos poucos, ele vai perdendo valor de compra, em decorrência da inflação. Por isso é importante guardar o dinheiro em uma aplicação financeira que reponha essa perda e, preferencialmente, traga ganho extra.

Segundo especialistas, uma boa opção de aplicação para quem vai começar a investir é o Tesouro Direto. Criado pelo Tesouro Nacional, em 2002, é um tipo de investimento no qual os cidadãos compram um título público ou uma fração dele, com a garantia de que esse título será recomprado no futuro com acréscimo de juro. É como se fosse um empréstimo que os brasileiros fazem ao governo.

Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional, o número total de investidores cadastrados na plataforma do Tesouro Direto em junho de 2023 atingiu 24,7 milhões. Desse total, 2,2 milhões são investidores ativos, que têm dinheiro depositado.

Como funciona o investimento no Tesouro Direto

1- Tesouro Nacional emite um título público para captar recursos que vão financiar as ações do governo

2- Esse título é oferecido em uma plataforma chamada Tesouro Direto, que pode ser acessada diretamente ou por meio de uma instituição habilitada.

3- O investidor interessado pode adquirir a quantia que quiser desse título. No mês de agosto, o investimento mínimo possível era de 30,09 reais.

4- Ao fazer a escolha do título, a pessoa já sabe qual vai ser sua remuneração quando resgatar o dinheiro.

5- Encerrado o prazo de investimento, o cidadão recebe o dinheiro direto na conta bancária que registrou no Tesouro.

Por onde começar?

Existem diferentes tipos de título disponíveis. O Tesouro Selic, com um juro equivalente à taxa de juro básica, é considerado o mais conservador. “Em termos de risco, é o mais seguro”, diz Mayara Rodrigues, analista de renda fixa da XP. Por isso ele é indicado como a porta de entrada para o novo investidor.

Atenção antes de investir

Por mais que o Tesouro Direto seja considerado seguro, é fundamental ficar atento às taxas e aos impostos. Para investimentos acima de 10 mil reais, é cobrada uma taxa de custódia de 0,20%.

Algumas instituições financeiras cobram uma taxa de serviço. Além disso, é cobrado imposto de renda sobre o rendimento da aplicação. O valor da taxa varia de acordo com o tempo de aplicação, confira:

Fonte: Receita Federal

Melhor do que a poupança?

“É muito comum o comparativo do Tesouro Selic com a poupança, que é o investimento mais conhecido e usado pelos brasileiros, mas, no que se refere à rentabilidade, a poupança perde de longe”, diz Mayara.

Fontes: XP e calculadora do cidadão do Banco Central
Pergunta para o especialista

O Tesouro Selic pode ser resgatado no fim de semana?
DEIVYD BARROS, DE 18 ANOS

O pedido de resgate pode ser feito a qualquer momento, mas a disponibilização do valor segue as seguintes regras:
Para resgate solicitado em dias úteis, entre 9h30 e 13h00, o dinheiro fica disponível na conta a partir das 13h do mesmo dia.
Para resgate solicitado em dias úteis, entre 13h00 e 18h00, o dinheiro cai na conta a partir das 13h do 1º dia útil após a solicitação de resgate.
Os pedidos de resgate realizados entre 18h00 e 5h00, aos finais de semana ou feriados, ficam agendados, e o recurso fica disponível na conta a partir das 13h do 1º dia útil.
Vale mencionar que nos dias úteis, entre 5h00 e 9h30, o sistema fica em manutenção.


Mayara Rodrigues, analista de renda fixa da XP
 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!