
Enquanto o Vaticano escolhe o novo líder da Igreja Católica, o mundo se surpreende com diversas curiosidades — inclusive financeiras — que envolvem o papa Francisco, falecido no dia 21 de abril de 2025, e o Vaticano.
A economia de Francisco
Em 2019, o papa Francisco, conhecido por defender os mais pobres, convidou jovens a criar um movimento econômico mais inclusivo e globalizado, hoje chamado de A Economia de Francisco. Presente em mais de 20 países, a iniciativa impulsiona projetos que priorizam uma economia mais justa, digna e sustentável.
Cobrança de aluguel
Em março de 2023, o papa Francisco acabou com a isenção de aluguéis para grandes autoridades da Igreja Católica que residem em imóveis do Vaticano. Segundo ele, todos deveriam contribuir para a redução dos custos. Desde então, os apartamentos são alugados aos cardeais e altos funcionários com as mesmas taxas aplicadas a locatários comuns.
Holerite em branco
Além de comandar a Igreja Católica, o papa é o chefe de Estado e governo do Vaticano. Apesar das funções, não há pagamento de salário ao pontífice, pois todos os seus gastos são custeados pela igreja, detentora do Banco do Vaticano, ou Instituto Para as Obras de Religião (IOR). O dinheiro desse banco vem da venda de ingressos para museus e visitas ao Vaticano e de doações feitas por fiéis.
Fontes: G1, Estadão e Veja.