
Folha de S.Paulo x OpenAI
No dia 20 de agosto, a Folha de S.Paulo entrou com ação judicial contra a OpenAI, responsável pelo ChatGPT, pedindo que a empresa pare de usar, sem autorização ou pagamento, o conteúdo do jornal.
O processo também busca uma indenização pelo uso de textos para o treinamento da inteligência artificial (IA) da companhia e a realização de resumos aos usuários. O periódico aponta que a OpenAI utilizou até mesmo textos restritos apenas para assinantes.
Principais jornais do Japão x Perplexity AI
A questão do direito autoral nas ferramentas de IA generativa já provocou outros processos. Na mesma semana que a Folha, dois dos maiores grupos de mídia japoneses, Nikkei Inc. e The Asahi Shimbun Co., entraram com uma ação judicial contra a startup norte-americana Perplexity AI, exigindo que a IA apague os conteúdos já reproduzidos, interrompa o uso e indenize cada uma delas com 2,2 bilhões de ienes (cerca de 81 milhões de reais).
Escritores x Anthropic
Três escritores acionaram a Justiça dos Estados Unidos contra a Anthropic, criadora da IA Claude. Eles alegam que suas obras foram usadas sem autorização para o treinamento da IA, inclusive por meio de cópias piratas, o que agrava a multa para a empresa. Segundo a Folha, se fosse aplicada uma multa pela utilização indevida do conteúdo dos autores, o valor poderia ultrapassar um trilhão de dólares (em torno de 5,4 trilhões de reais).
Fontes: Folha de S.Paulo e O Globo.