O custo invisível das coisas

Quanto da natureza está embutido nos produtos que usamos todos os dias
4 de novembro de 2025 em Edições Impressas, Mercado

Quando você abre o armário, calça um par de tênis, veste uma camiseta ou segura o celular nas mãos, dificilmente pensa em tudo o que foi extraído da natureza para que aquele produto existisse. Mas cada um desses itens (e todos os demais objetos que usamos ao longo do dia) consome recursos naturais para ser produzido. O infográfico abaixo mostra quanto cada um consome de água e emite de gás carbônico (CO2) durante sua fabricação e faz um convite à reflexão sobre consumo consciente. Os números mostram que a fabricação de qualquer item que compramos tem um peso para o planeta. O maior problema é que o volume do consumo tem sido cada vez maior, a ponto de superar a capacidade da Terra de se regenerar. 

Consumir de maneira consciente significa reconhecer o peso invisível de cada escolha e buscar reduzir esse impacto. Antes de comprar, vale se perguntar: eu realmente preciso disso agora? Sempre que possível, prefira produtos duráveis, conserte em vez de substituir, peça emprestado ou compre usado, reduza embalagens descartáveis e apoie marcas transparentes e sustentáveis. 

Cada pequena decisão, como prolongar a vida útil de um tênis, adiar a troca de celular ou consertar uma peça de roupa, faz diferença para o planeta.

Pense nisso durante a Black Friday.


Fontes: Carbonfact, Kicksreboot, Medium, MIT, Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente, Recurrentauto, Sciencing, Water Calculator e Waycarbon.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!