Belém no centro do mundo: vem aí a COP30

O maior encontro global sobre mudanças climáticas chega pela primeira vez ao Brasil — e, com ele, aumentam as "fake news" sobre o clima. Saiba o que está em jogo
4 de novembro de 2025 em Edições Impressas, Nacional
Crédito de imagem: Getty Images

Beatriz Santomauro

Entre 10 e 21 de novembro, Belém (PA) será o centro das atenções do mundo ao sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30) — o maior encontro global sobre o tema. É a primeira vez que o Brasil recebe o evento, que reunirá líderes, especialistas e representantes de mais de 130 países em busca de soluções para o aquecimento global. O objetivo é avaliar o que cada nação tem feito para enfrentar as mudanças climáticas e definir novas metas conjuntas. Boa parte das negociações irá tratar do financiamento do combate às mudanças climáticas, ou seja, o quanto de dinheiro os países ricos devem investir para ajudar as nações mais pobres nessa missão. Com a aproximação da COP30, aumenta a divulgação de fake news sobre o clima. Entender o que está em jogo é essencial para não ser pego pelas desinformações — e ainda pode ajudar no vestibular! O TINO separou algumas delas, confira:

O TINO acompanha o tema desde o início do ano, publicando reportagens e entrevistas relacionadas à COP30. Durante o evento, estaremos presentes em Belém, produzindo e publicando notícias diariamente no portal. Acompanhe!

“As mudanças climáticas são naturais, sempre aconteceram.”
O planeta já mudou antes, mas nunca tão rapidamente. O atual aquecimento é causado, em especial, por atividades humanas, como desmatamento e poluição.

“No Brasil tem muita floresta, não contribuímos para o aquecimento global.”
O Brasil é o quinto maior emissor de Gases de Efeito Estufa (GEEs) do mundo. Na liderança estão os Estados Unidos, seguidos por China, Rússia e Índia. No Brasil, 74% dos gases emitidos são provenientes de desmatamento. 

“Os cientistas não concordam sobre o aquecimento global.”
Mais de 97% dos cientistas do clima concordam: o aquecimento é real e provocado pela ação humana.

“Crescer economicamente e proteger o meio ambiente é impossível.”
É possível, sim. A economia verde mostra que investir em energia limpa, inovação e florestas gera empregos e riqueza sustentável.


Mutirão Donos do Planeta: participe!

O Donos do Planeta é um mutirão oficial da COP30 em parceria com o jornal TINO Econômico para que crianças e jovens publiquem suas opiniões sobre as mudanças climáticas. Conheça, escreva seu texto e publique na plataforma! 


Fontes: Convenção-Quadro das Nações Unidas Sobre Mudanças do Clima, Seeg e G1. 

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!