4 mins

Cinema, TV e “streaming” movimentaram 70,2 bilhões de reais no Brasil em 2024

De acordo com pesquisa, o setor audiovisual nacional já emprega mais do que a indústria automotiva
17 de outubro de 2025 em Nacional, Sem categoria
Crédito de imagem: Tashi-Delek/Getty Images

O setor audiovisual brasileiro movimentou 70,2 bilhões de reais na economia em 2024, segundo estudo da Oxford Economics divulgado no dia 6 de outubro. Além disso, cinema, TV, streaming e produções para internet geraram mais de 600 mil empregos diretos e indiretos. O número de vagas superou o da indústria automotiva, tradicionalmente uma das áreas mais fortes do país.

De acordo com a pesquisa, o audiovisual representou cerca de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O índice é maior do que o de setores importantes da economia nacional, como as indústrias têxtil (0,55%), extrativista (0,5%) e farmacêutica (0,2%).

O estudo também destacou o potencial multiplicador do setor, ou seja, quando um filme ou série é produzido, o efeito econômico vai muito além dos estúdios e das salas de cinema, movimentando turismo, tecnologia e outros serviços.

O Brasil tem se destacado nas principais premiações internacionais de cinema. Em 2024, Ainda Estou Aqui conquistou o Oscar de Melhor Filme Internacional e, em 2025, O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, recebeu dois prêmios em Cannes.

Nesse contexto, a Petrobras empresa nacional de exploração de petróleo que tradicionalmente apoia o setor cultural anunciou um investimento de 100 milhões de reais até 2027 em projetos culturais. O valor será destinado ao financiamento de produções audiovisuais, à realização de festivais e à manutenção de salas de cinema em todo o país.

Fontes: Agência Brasil, Times Brasil e Metrópoles.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!