Maracanã é escolhido como novo palco para NFL no Brasil

Liga já realiza partidas em São Paulo, e interesse de fãs brasileiros impulsiona consumo da marca
7 de outubro de 2025 em Edições Impressas, Esporte
Crédito de imagem: Marcelo Nacinovic/Getty Images

No dia 26 de setembro, a National Football League (NFL) anunciou que o Maracanã, palco de grandes finais do futebol brasileiro e internacional, receberá três jogos de futebol americano nos próximos cinco anos. Assim, o Rio de Janeiro passa a integrar oficialmente o calendário internacional da liga, que já realiza partidas em São Paulo há duas temporadas.

A escolha da Cidade Maravilhosa faz parte da estratégia de expansão global da NFL, que também promove jogos em Londres, Frankfurt e Cidade do México. O Brasil já é considerado um dos maiores mercados fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México. Entre 2014 e 2024, o número de fãs de futebol americano por aqui cresceu 310%. Atualmente, mais de um terço de toda a população brasileira afirma ser fã da modalidade, o equivalente a 41 milhões de pessoas, segundo o Ibope Repucom.

Esse interesse também se converte em consumo, uma vez que o licenciamento de produtos da NFL cresceu cerca de 40% no país no último ano, segundo a Destra Licenciamento de Marcas, representante oficial da liga no Brasil. A New Era, uma das marcas que vendem produtos oficiais do esporte, registrou aumento de mais de 30% na venda de bonés e camisetas, e a rede de lojas Centauro viu a procura por produtos de futebol americano subir mais de 30%.

A confirmação de jogos no Maracanã acontece após os resultados expressivos das partidas realizadas em São Paulo. Em 2025, o duelo entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs, na Neo Química Arena, superou o público do jogo de 2024, entre Philadelphia Eagles e Green Bay Packers. 

Mas os números não foram expressivos só em bilheteria. O evento deste ano movimentou cerca de 330 milhões de reais fora do estádio em que o evento foi realizado. O resultado pôde ser sentido na economia local, considerando hospedagem, turismo, alimentação e transporte na cidade.

Fontes: CNN Brasil, Exame e Estadão.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!