
A Electronic Arts (EA), dona de franquias como The Sims, Madden NFL e o recém-renomeado EA Sports FC (antigo Fifa), foi comprada por um grupo de investidores por 55 bilhões de dólares (cerca de 293 bilhões de reais). O acordo foi anunciado pela EA no dia 29 de setembro.
Até hoje, a companhia tinha capital aberto na bolsa de valores. Isso significa que qualquer pessoa podia comprar uma parte da empresa adquirindo suas ações. Mas, com a aquisição, a situação muda: o capital da EA será fechado, e as ações deixarão de ser negociadas na bolsa. Na prática, o grupo comprador passa a ser dono de tudo, sem precisar dividir a organização com acionistas espalhados pelo mundo.
O consórcio que vai assumir a empresa reúne investidores de risco, como a Silver Lake (especializada em tecnologia), o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita (PIF) e a Affinity Partners.

Com o valor e o acordo proposto na compra, este será o maior processo de fechamento de capital já registrado desde 2007, no setor
de energia.
O negócio mostra a força do mercado de videogames e como ele se tornou relevante na economia global. Hoje, a indústria de jogos eletrônicos já é a maior de entretenimento do mundo e supera a do cinema e a da música.
Fontes: Folha de S.Paulo, O Globo, IstoÉ Dinheiro e El País.