A IA entrou no trabalho em grupo

Pesquisa aponta que 7 em cada 10 jovens do ensino médio usam inteligência artificial para realizar pesquisas escolares — só 32% com orientação
7 de outubro de 2025 em Edições Impressas, Nacional

Pedro Vedovato

No dia 16 de setembro, foi divulgada a pesquisa “TIC Educação 2024”, que avaliou o acesso, uso e apropriação das tecnologias de informação e comunicação por estudantes, professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares. O levantamento mostrou que sete em cada dez estudantes brasileiros do ensino médio usam ferramentas de inteligência artificial (IA) generativa, como ChatGPT e Gemini, para realizar pesquisas escolares. No entanto, apenas 32% afirmaram ter recebido orientação das escolas sobre como utilizar essas tecnologias.

O dado reforça uma tendência observada nos últimos anos: o espaço digital passou a ocupar um papel central na rotina escolar. Além da IA, canais e aplicativos de vídeo, como YouTube e TikTok, destacam-se como recursos de pesquisa usados por 72% dos alunos entrevistados. Entretanto, a orientação sobre o uso crítico da internet ainda é limitada. Apenas 51% dos estudantes receberam indicações de sites confiáveis para trabalhos escolares no trimestre anterior à pesquisa e 47% foram instruídos a confirmar a veracidade de informações nesse período. Isso mostra que, apesar da presença cada vez maior da tecnologia no cotidiano estudantil, a capacitação de como usar a internet ainda é insuficiente.

A pesquisa também avaliou a infraestrutura das escolas: 89% das instituições dispõem de computadores e 96% têm acesso à internet. Fábio Senne, coordenador de pesquisas do NIC.br, responsável pelo levantamento, destacou que, apesar dos altos índices de conectividade, a adoção da tecnologia pelas escolas e professores, na prática, nem sempre acompanha o mesmo ritmo.

Fonte: TIC Educação 2024.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!