
No dia 26 de setembro, a National Football League (NFL) anunciou que o Maracanã, palco de grandes finais do futebol brasileiro e internacional, receberá três jogos de futebol americano nos próximos cinco anos.
Isso significa que, a partir de 2026, o Rio de Janeiro passará a integrar oficialmente o calendário internacional da liga. Desde 2024, a cidade de São Paulo já foi sede de duas partidas oficiais, que, ao todo, reuniram cerca de 95 mil pessoas na Neo Química Arena — 47.236 pessoas em 2024 e 47.627 em 2025.
A escolha da Cidade Maravilhosa faz parte da estratégia de expansão global da NFL, que também promove jogos em Londres, Frankfurt e Cidade do México. O Brasil já é considerado um dos maiores mercados da liga fora dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do México.
Entre 2014 e 2024, o número de fãs brasileiros da modalidade cresceu 310%, e, atualmente, mais de um terço de toda a população brasileira afirma ser fã de futebol americano, o equivalente a 41 milhões de pessoas, segundo o Ibope Repucom.
“A parceria em múltiplos anos da NFL com o Rio é o casamento perfeito. Será um evento histórico com jogos da NFL no calendário oficial da cidade. Estou entusiasmado para ver uma partida de futebol americano no Maracanã, o templo mais icônico do futebol mundial”, afirmou Eduardo Paes, prefeito do Rio.
Ainda não foi confirmado se São Paulo continuará a receber jogos da liga. Em outros países, como Reino Unido, a NFL realiza mais de um jogo em diferentes cidades.
Fonte: CNN Brasil, Exame e Estadão.