
A Meta, empresa dona do Facebook, do Whatsapp e do Instagram, apresentou nesta quarta-feira (17) a uma nova versão de seus óculos inteligentes. Durante o evento, foram destacadas funcionalidades como a tela integrada, que permite assistir a vídeos, ver e responder mensagens e até atender chamadas sem bloquear a visão. O preço do produto é 799 dólares (cerca de 4 mil reais).
O dispositivo não é muito maior do que óculos convencionais, pesa cerca de 20 gramas e não tem componentes eletrônicos. Para controlá-lo, os usuários precisarão de uma pulseira equipada com tecnologia neural chamada Meta Neural Band, que permite interagir com a tela e os óculos por meio de gestos.
Apesar das expectativas, o evento teve falhas no dispositivo durante as demonstrações. Um dos momentos foi na apresentação da funcionalidade Live IA, em que os óculos usam a câmera para interagir com o usuário. No exemplo, um funcionário tentou mostrar como o dispositivo poderia sugerir receitas a partir dos ingredientes sobre a mesa, mas a inteligência artificial não conseguiu indicar o primeiro passo da receita e a demonstração precisou ser interrompida.
Meta AI's live demo failed for the entire minute 😢 pic.twitter.com/du4roaW0ER
— near (@nearcyan) September 18, 2025
Os óculos lançados são um passo intermediário entre os óculos Ray-Ban Meta, que permitem interação com a IA apenas por voz, sem tela interativa, e o dispositivo mais avançado, chamado Orion, que ainda está em fase experimental e consegue sobrepor imagens 3D ao campo de visão e usam a tecnologia de realidade aumentada.
Fontes: Time Brasil.