
As ações da Pop Mart, empresa chinesa dona dos bonecos Labubu, caíram cerca de 9% na Bolsa de Hong Kong. Desde o auge em 26 de agosto, as perdas já somam quase 13 bilhões de dólares em valor de mercado (aproximadamente 70 bilhões de reais).
Os bonecos conquistaram fãs pelo mundo com sua aparência “fofa e estranha”, mas agora levantam a dúvida do mercado, será que a febre que impulsionou o sucesso da marca está chegando ao fim?
Só no primeiro semestre do ano a Pop Mart viu seu faturamento crescer em mais de 200%, em relação ao mesmo período de 2024. A empresa se tornou um dos maiores fenômenos no setor de brinquedos de 2025, aumentando seus lucros em 400% e suas ações acumulam alta de 213% no ano. Porém, os sinais recentes de queda mostram que o mercado começa a desconfiar da longevidade desse hype.
Especialistas ouvidos pela CNN Brasil e pela Folha de S.Paulo, indicam que o problema é que grande parte da receita da Pop Mart vem das vendas exclusivamente de Labubu, tornando o negócio vulnerável e aumentando a dificuldade da empresa manter seu alto crescimento. Para Carlos Honorato, professor da FIA Business School, a empresa enfrenta o desafio de “sustentar o crescimento no longo prazo” uma vez que depende de um único produto.
Para 2025, a empresa aposta no lançamento de animações e de uma nova linha de brinquedos. Analistas, no entanto, avaliam que ainda é cedo para saber se essas medidas serão suficientes diante da imprevisibilidade do mercado. O caso da Pop Mart serve de exemplo de como febres de consumo impulsionadas pelas redes sociais podem se transformar em sucesso meteórico, mesmo que nem sempre sustentável.
Fontes: G1, CNN Brasil, Exame e Folha de S.Paulo.