6 mins

The Town 2025: música, turismo e impacto bilionário em São Paulo

Festival deve movimentar 2,2 bilhões de reais e superar em números a edição de 2023
5 de setembro de 2025 em Nacional

No dia 6 de setembro, começa a segunda edição do evento The Town, festival de música realizado no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Serão cinco dias de shows — 6, 7, 12, 13 e 14 de setembro — com atrações como Green Day, Travis Scott e Katy Perry. A expectativa é de que o evento movimente mais de 2,2 bilhões de reais na economia da cidade e gere cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos, segundo a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Ampro) e a Prefeitura de São Paulo.

O impacto esperado em 2025 supera o da primeira edição, em 2023, quando o festival movimentou aproximadamente 1,7 bilhão de reais, de acordo com estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Naquele ano, cerca de 23,4 mil postos de trabalho foram criados, envolvendo desde profissionais de montagem e segurança até serviços de alimentação e transporte.

Música que movimenta a cidade

Para a prefeitura, festivais como The Town, Lollapalooza e Primavera Sound já se consolidaram como importantes impulsionadores da economia paulistana. Além do público presente nos shows, o impacto se espalha pelo turismo, já que muitos visitantes vêm de outras cidades e países e gastam com hospedagem, alimentação, transporte e lazer.

Em 2023, cerca de meio milhão de pessoas passaram pelo autódromo durante os cinco dias de evento, fazendo com que os hotéis de São Paulo registrassem uma ocupação 85% maior no mês de setembro daquele ano em comparação com períodos anteriores, segundo o criador do festival, Roberto Medina, responsável também pelo Rock in Rio.

Transporte público em rítmo de festival

Durante o The Town, o transporte público terá operação especial para facilitar a ida e volta do público. Metrô e trens vão operar 24 horas por dia, com embarque em qualquer estação até a meia-noite e, após esse horário, saídas concentradas na Estação Autódromo, localizada próxima ao local do evento. Além disso, haverá trens expressos partindo de pontos estratégicos da cidade e linhas de ônibus exclusivas, oferecendo deslocamento acessível até o Autódromo de Interlagos.

Fontes: Bilboard Brasil, Exame, Metrô de São Paulo e Times Brasil.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!