
No dia 18 de agosto, começaram as inscrições para o vestibular da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest), considerado o segundo maior processo seletivo do Brasil, atrás apenas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Cada vez mais, provas como essas, que marcam o fim do ensino médio, têm incluído questões de matemática que dialogam com situações reais que os jovens enfrentarão no futuro ou já conhecem bem, como inflação, juros e renda familiar. Por isso, tem se tornado fundamental aos estudantes desenvolver a capacidade de interpretar tabelas, índices de preços, juros simples e aprofundar conhecimentos em finanças e educação financeira.
Engana-se quem pensa que esses temas interessam apenas à matemática. Nos últimos anos, os vestibulares têm apresentado questões interdisciplinares, que combinam diferentes áreas do conhecimento. Assim, um mesmo enunciado pode ter conexões entre geografia, atualidades e até hábitos de consumo.
Diante disso, é cada vez mais necessário que escolas e estudantes se preparem para além da matemática pura. Dominar a leitura crítica dos enunciados, acompanhar temas da atualidade e conhecer mais de economia podem fazer toda a diferença na hora da prova.
Fontes: Folha de S.Paulo e G1.