
Dois navios serão usados como hospedagem durante a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em Belém, no Pará, entre 10 e 21 de novembro. Dos 50 mil participantes esperados, de diversas delegações ao redor do mundo, o Terminal Portuário de Outeiro está sendo revitalizado e até 6 mil visitantes poderão ficar em hotéis flutuantes.
A medida faz parte de um projeto conduzido pela Secretaria Extraordinária da COP30, em parceria com a Embratur, com o objetivo de oferecer opções de hospedagens acessíveis e adequadas durante a conferência. Mesmo que pensada inicialmente para receber sociedade civil, acadêmicos e empresários durante o evento, a ação ficará como legado e melhoria para o turismo na capital paraense.
Como forma de combater os preços elevados de hospedagem, problema enfrentado na Conferência do Clima das Nações Unidas, realizada, em junho, na Alemanha, o governo brasileiro apresentou uma proposta de plataforma de reservas com prioridade para países em desenvolvimento.
Nesse sistema de reservas, nações como Angola, Cabo Verde e Cuba participarão da primeira fase de acesso às opções de hospedagem, com diárias de até 220 dólares (cerca de 1.200 reais). Em uma segunda fase, os outros países poderão fazer reservas por valores que chegarão a até 600 dólares (3,4 mil reais) por dia.
Valter Correia, secretário extraordinário da COP30, afirmou: “Estamos garantindo a participação de todos os países, para que todos estejam presentes em Belém. Conseguimos, com negociações muito intensas, oferecer acomodações a preços bem inferiores aos do mercado até então”. Entretanto, Correia esclareceu que nenhum chefe de Estado ficará hospedado nos navios.
Além dos hotéis tradicionais, a cidade acomodará visitantes e membros da equipe de organização do evento em locais “improvisados”, como conjuntos habitacionais, escolas públicas estaduais e imóveis de aluguel por temporada. Muitas das obras ainda não foram concluídas, como a do próprio terminal portuário, e até mesmo a plataforma de reservas, que estava prevista para ser entregue em junho, ainda não foi inaugurada.
Fontes: CNN Brasil e O Globo.