4 mins

Brasileiro integra time da Meta para criar superinteligência

Rafael Valle formou-se em música e foi influenciado, nos anos 2000, por um livro sobre inteligência artificial
16 de julho de 2025 em Mercado, Sem categoria
Crédito da Imagem: Andrej Sokolow/ Getty Images

Nesta semana, Mark Zuckerberg, presidente da Meta, anunciou que investirá bilhões de dólares na criação de uma superinteligência artificial (IA). A equipe responsável pelo projeto conta com a participação do brasileiro Rafael Valle, que, apesar de ter formação como maestro, integra o time da Meta, dona do Facebook e do Instagram, focado em desenvolver uma IA com voz mais fiel, rápida e humana.

O laboratório dedicado à pesquisa se chama Meta Superintelligence Labs (Laboratório de Superinteligência da Meta, em tradução livre). O objetivo é reunir especialistas para construir uma inteligência artificial capaz de superar a mente humana, mas sem perder características essenciais como a fala natural, agilidade de resposta e capacidade de interconexão.

Rafael Valle se formou em música e foi impactado, nos anos 2000, por um livro sobre inteligência artificial. Ainda durante sua formação, desenvolveu um projeto para identificar vozes clonadas usadas em golpes. Hoje, ele colabora no desenvolvimento de uma tecnologia capaz de replicar a voz de uma pessoa, incluindo timbre, tom e ritmo, a partir de apenas três segundos de áudio.

O time será liderado por Alexandr Wang, ex-CEO da Scale AI, e por Nat Friedman, ex-GitHub e contará com capital da Meta para montar uma equipe de engenheiros e especialistas. Segundo o brasileiro, o projeto busca produzir pesquisas de longo prazo, a fim de alcançar a superinteligência, mas tamém produtos voltados ao grande público.

Fonte: Folha de S. Paulo

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!