
No dia 15 de maio, o Uber e o iFood, dois dos aplicativos mais baixados do Brasil, anunciaram uma parceria que integrará os dois serviços a partir do segundo semestre de 2025.
A integração permitirá que os usuários entrem no aplicativo do Uber e, na aba de delivery, acessem as opções do iFood. Já no aplicativo do iFood haverá uma nova aba de mobilidade, pela qual os usuários poderão solicitar viagens do Uber. A princípio, os programas de assinatura Uber One e iFood Clube seguirão sem mudanças, mas as companhias anunciaram que desejam explorar iniciativas conjuntas nessas ações no futuro.
Em nota, ambas as companhias afirmaram também que a união foi pensada para facilitar a rotina dos usuários, ao permitir que planejem deslocamentos e peçam refeições sem precisar alternar entre os aplicativos, além de atrair novos clientes para as duas plataformas.
“Estamos muito empolgados em unir forças com o iFood no Brasil. Hoje, apenas cerca de metade dos usuários usa as duas plataformas de maneira recorrente. Então, essa parceria representa mais um grande passo na nossa missão de ajudar as pessoas a ir a qualquer lugar e obter qualquer coisa com um toque”, disse Dara Khosrowshahi, CEO do Uber, em nota.
Atualmente, o iFood tem 60 milhões de clientes ativos e realiza em torno de 120 milhões de entregas por mês. Já o Uber completou 11 bilhões de viagens no Brasil, com uma base de 30 milhões de usuários ativos.
A integração começará no segundo semestre em algumas cidades do Brasil e deve se expandir pelo país gradualmente.
Mercado movimentado
A novidade foi anunciada logo após a 99 divulgar, em 16 de abril, o retorno do 99Food no Brasil. O serviço de delivery vai integrar um novo superapp, com serviços de transporte e finanças pessoais.
Além disso, no dia 12 de maio, a gigante chinesa Meituan, especializada em delivery, anunciou sua entrada no mercado brasileiro. A empresa pretende lançar o serviço de entrega de refeições Keeta no país, com um investimento de 5,6 bilhões de reais, o que promete movimentar o setor.
Fontes: Uber, Neofeed, G1, Folha de S.Paulo e IstoÉ.