Foto: reprodução Com fim previsto para o dia 31 de março, o Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas do governo federal, entrou na última etapa no dia 15 de fevereiro.
Para atrair os inadimplentes que ainda não renegociaram seus débitos, o programa apresentou duas novidades:
– Acesso pelo site da Serasa
Agora o Desenrola também pode ser acessado pelo site Serasa Limpa Nome. A integração entre as plataformas está no ar desde o dia 9 de fevereiro. Durante a semana de teste, 455 mil usuários foram redirecionados entre elas.
No site da Serasa, que chega a 6,5 milhões de consultas diárias, o usuário deve fazer login, com CPF e senha, e buscar pela aba “negociação de dívidas”. Ao clicar, ele será direcionado ao site do Desenrola e fará uma validação do código de acesso enviado por e-mail. Após essa etapa, sem necessidade de outro login, terá acesso à lista de empresas e possíveis negociações de seus débitos.
Segundo Alexandre Ferreira, coordenador-geral de economia e legislação do Ministério da Fazenda, essa integração pode ser estendida para outros parceiros, como bancos e fintechs.
– Parcelamento para perfil bronze
Até a fase anterior do programa, usuários com conta GOV.BR de perfil bronze só poderiam negociar as dívidas com pagamento à vista. Nesta última etapa, o parcelamento também foi liberado para esse público. O nível bronze de segurança reúne as contas cadastradas apenas com informações do CPF ou do INSS. Desde 29 de janeiro, 40% das renegociações diárias foram feitas por usuários com esse tipo de conta.
O programa
Lançado em julho de 2023, o Desenrola tem como objetivo recuperar as condições de crédito de brasileiros inadimplentes. Mais de 12 milhões de cidadãos já negociaram 35 bilhões de reais em dívidas pelo programa.
| Você sabia? Em julho de 2023, data de lançamento do Desenrola, a expectativa do Ministério da Fazenda era atingir 37 milhões de pessoas e renegociar 50 bilhões de reais em dívidas. |
Todos os brasileiros com renda bruta mensal de até dois salários mínimos ou inscritos no Cadastro Único Para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que tenham dívidas adquiridas entre 2019 e 2022 com valor abaixo de 20 mil reais podem participar. O desconto médio apresentado na plataforma é de 83%, mas pode chegar a 96%.
Fontes: Ministério da Fazenda e CNN.


