5 mins

49% dos brasileiros dizem ter melhorado a situação financeira no primeiro semestre

33% responderam que a situação piorou e 18% afirmaram que a vida financeira se manteve igual
17 de julho de 2025 em Nacional
Metas financeiras. Crédito: imagem criada com IA

Você revê suas metas financeiras no meio do ano? Pesquisa realizada pela Serasa mostrou que quatro em cada dez brasileiros fazem essa revisão, avaliando os resultados do primeiro semestre e estabelecendo metas para o segundo.

Sobre o desempenho financeiro nos primeiros seis meses do ano, 49% dizem ter melhorado a situação financeira. Outros 33% alegaram que a situação piorou e 18% afirmaram que a situação se manteve igual. Em relação a despesas, 49% gastaram mais no primeiro semestre de 2025 do que no mesmo período de 2024.

O objetivo do levantamento era entender como anda o comprometimento da população brasileira com as metas e o planejamento financeiro. Para isso, foram ouvidas 1.015 pessoas, de diferentes faixas etárias e regiões do Brasil, no mês de junho.

Expectativa x realidade do primeiro semestre

A expectativa dos entrevistados no início do ano era: 49% queriam pagar todas as contas em dia; 38% tinham como objetivo fazer um controle do orçamento mensal; 29% pretendiam economizar uma fatia do salário todos os meses; 21% planejavam investir um percentual da renda mensal; e 19% tinham a intenção de limitar melhor os gastos com lazer.

A realidade, no entanto, impôs desafios ao cumprimento das metas. E os principais responsáveis, segundo os entrevistados foram: o aumento do custo de vida (29%); o acúmulo de dívidas com o cartão de crédito (21%); e gastos inesperados com saúde (13%).

Planos para o segundo semestre

A maioria dos entrevistados (57%) está confiante para os próximos meses e já determinou novas metas para concluir o ano com estabilidade financeira.

Entre as prioridades financeiras até o fim do ano estão: quitar dívidas (40,6%); limpar o nome (25,8%); comprar algo importante, como casa ou carro (24,9%); poupar para emergências (24,8%); buscar alternativas para renda extra (24,8%); investir (21,1%); viajar (8,2%); e mudar de trabalho/emprego formal (6,4%).

Fonte: Serasa.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!