11 mins

3ª Semana da Imprensa reúne especialistas e estudantes em São Paulo

Nessa edição, o evento abordou, entre outros assuntos, o uso da inteligência artificial e a produção de conteúdo para a internet e a imprensa
15 de setembro de 2023 em Nacional

Nos dias 13 e 14 de setembro, jovens estudantes se reuniram em uma unidade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e na internet, por meio de transmissão ao vivo, para a terceira edição da Semana da Imprensa.

O evento foi realizado pelos jornais Joca e TINO Econômico, com pareceria da ESPM e apoio da TV Cultura, a fim de aproximar os crianças e adolescentes do jornalismo.

Ao longo dos dois dias, mais de 250 alunos de escolas públicas e privadas passaram pelo auditório da faculdade e acompanharam debates entre jornalistas, especialistas e produtores de conteúdo. Confira como foi:

Jornalismo e inteligência artificial

Para abrir a edição de 2023, Bruno Romani, editor do “Link”, seção de tecnologia e inovação do Estadão, Camila Petry, jornalista especialista em tecnologia, inovação negócios e carreira, Jorge Tarquini, escritor, jornalista e professor, e Edson Capoano, professor de jornalismo da ESPM, debateram a relação entre o jornalismo e a inteligência artificial (IA).

“O futuro está com vocês, que irão vivenciar as maiores mudanças feitas pela inteligência artificial”, disse Bruno ao ser questionado sobre os próximos passos da IA.

Estudantes da escola Terra Mater, de São Bernardo do Campo (SP), foram responsáveis pelas perguntas que conduziram a conversa, mediada por Natália Suga, estudante de jornalismo na ESPM.

As fake news e a inteligência artificial

Para encerrar o primeiro dia, a estudante de jornalismo Ana Luiza Gasparelli mediou uma conversa entre Cláudia Bredarioli, jornalista que já esteve em grandes veículos de imprensa, Paulo Silvestre, jornalista, consultor e palestrante de mídia e cultura digital, e Sérgio Ludtke, jornalista e editor-chefe do projeto Comprova, que reúne jornalista dedicados a investigar notícias falsas.

Dessa vez, estudantes dos Institutos Técnicos de Barueri fizeram as perguntas aos especialistas.

“Da mesma forma que temos o risco da proliferação de desinformação no ambiente da IA, temos novas possibilidades criativas, que podem auxiliar na construção narrativa a partir da apuração e de todo o processo jornalístico”, destacou Cláudia.

Jovens que produzem conteúdo para a imprensa

No palco, Beatriz Abram, a escritora da coluna “IA com BIA”, do TINO Econômico, Antonio Rocha Filho, jornalista, consultor em comunicação e professor universitário, e Emily Carla, empreendedora, palestrante, escritora e com a experiência de quem já liderou um clube estudantil de jornalismo, debateram sobre a produção de conteúdo para a impressa.

“Acho que o maior desafio é conseguir encontrar equilíbrio entre o que é interessante e relevante. Existem maneiras de levar a informação de um jeito que atraia o seu leitor, de modo leve e divertido. Fazer essa mesclagem é algo importante, mas o foco do jornalismo é ser relevante. E ele pode ser os dois”, ressaltou Emily, ao ser questionada sobre os mecanismos para produzir conteúdo para a imprensa.

O papo foi mediado pelo estudante de jornalismo Anderson Benaglia e as perguntas, feitas pelos jovens da Escola Estadual Oswaldo Aranha e do Colégio Rainha da Paz.

Jovens que produzem conteúdo para as redes sociais

Fechando a Semana da Imprensa, Deivyd Barros, estudante da escola pública e fundador da Investeens, e Leyslie, fundadora do Todas Geek, contaram aos jovens sobre a experiência e os desafios de produzir conteúdo para as redes sociais.

“Eu busco as informações na internet, procuro em sites confiáveis que abordam finanças… Inclusive tenho uma novidade para vocês: começaremos a nos basear nas notícias do TINO Econômico para produzir o nosso conteúdo nas redes”, contou Deivyd, quando questionado sobre a conquista da credibilidade.

O papo entre os produtores de conteúdo e os estudantes do Colégio Palmares e da Escola Estadual Maestro Fabiano Lozano foi mediado por Gabriela Nassif, estudante de jornalismo na ESPM. Ao fim da conversa, os produtores mostraram, em tempo real, a produção de conteúdo feita antes e durante a mesa e publicaram nas redes sociais.

Além dos bate-papos, houve muita diversão, sorteio e quiz com prêmios em cada um dos dias. Para conferir todo o evento basta acessar o portal do Joca neste link.

 Menina com celular. Foto criada por diana.grytsku - br.freepik.com

Já tem cadastro?

Acesse!

Não tem cadastro?

Assine!