
Já pensou em jogar e, ao mesmo tempo, entender como as mudanças climáticas estão obrigando milhões de pessoas a deixar o local em que vivem? Essa é a proposta do Operação CLIMA TENSO, o novo jogo criado pelo jornal Joca, em parceria com a Agência da ONU Para Refugiados (ACNUR) e o coletivo 3Palitos.

O lançamento foi em 15 de junho, no Festival LED Rio – Luz na Educação. Um grupo de 25 pessoas jogou em primeira mão e descreveu a experiência como “uma brincadeira que começa no tabuleiro, e termina com reflexões importantes sobre o mundo em que vivemos”.
O CLIMA TENSO contempla seis diferentes emergências ambientais: aumento do nível do mar, incêndios florestais, secas, inundações, furacões e terremotos, cada uma com cartas e tabuleiro próprios, permitindo que grupos de até cinco pessoas explorem cenários específicos. O jogo foi idealizado para ser utilizado em sala de aula, mas também pode ser jogado em casa, com a família e amigos.

A missão dos jogadores é tomar decisões, buscar ajuda e descobrir o que pode ser feito, como sociedade e individualmente, para evitar que essas situações se repitam. E, depois da jogatina, dá para continuar a conversa. O time pedagógico do Joca preparou várias atividades para professores e responsáveis aprofundarem o tema com crianças e adolescentes.
O CLIMA TENSO é 100% gratuito, fácil de imprimir e pode ser jogado em qualquer lugar.
Baixe em: conteudo.jornaljoca.com.br/jogo-clima-tenso e se divirta!

Por que isso importa?
Desde 2010, em média, 23 milhões de pessoas por ano são forçadas a deixar a casa em que moram em decorrência de desastres climáticos. Isso mostra que as mudanças no clima impactam diretamente a vida de muitos seres humanos.
Com o jogo, o objetivo é despertar a empatia, estimular o pensamento crítico e formar uma geração mais consciente e engajada.