
Para aumentar os ganhos e facilitar a administração do dinheiro, oito em cada dez brasileiros disseram considerar delegar decisões financeiras a uma inteligência artificial (IA). Além disso, 82% estariam dispostos a permitir que a IA monitorasse seus gastos em troca de vantagens, como descontos personalizados.
Os dados são de uma pesquisa realizada pelo PicPay, com cerca de 900 participantes, durante o Web Summit 2025, realizado entre os dias 27 e 30 de abril. Durante o evento, especialistas debateram sobre como a IA generativa (por exemplo, o ChatGPT) está conquistando espaço no mercado financeiro.
“Estamos falando de uma IA que entende o cliente, toma decisões por ele e talvez nem precise de um aplicativo bancário”, afirmou Anderson Chamon, cofundador e VP executivo de novos negócios do PicPay.
Entre os entrevistados, 31% afirmaram que gostariam de usar a IA para economizar, enquanto 28% disseram que querem utilizá-la para melhorar o controle de gastos e, assim, sua segurança financeira.
Fontes: PicPay e CNN.